Período Especial – 2020

Com base na RESOLUÇÃO No 43/2020-CEPE,  o Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas instituiu na sua 408ª reunião, o período especial em razão das medidas de enfrentamento da pandemia.

Ficam assim as orientações aos discentes:

DISCIPLINAS:

Todas as turmas das disciplinas criadas no SIGA para o primeiro semestre de 2020 serão canceladas. Serão disponibilizadas novas turmas das seguintes disciplinas de forma remota:

Código Disciplina Professor Plano de Ensino
CGEO-7008 Cartografia Geral Luciene Link
CGEO-7009 Desenvolvimento de Aplicações Geoespaciais Silvana Link
CGEO-7050 Geodésia Básica Regiane Link
CGEO-7024 Métodos Inteligentes em Ciências Geodésicas Hideo Link
CGEO-7006 Bases Digitais de Referência Silvana Link
CGEO- 7047 Tópicos Especiais IV – Spatial Analysis for Urban Development Silvana/Alexandre Porsse (PPG Desenvolvimento Econômico) Link
CGEO-7001 Ajustamento de Observações I Ivandro Link
CGEO- 7047 Tópicos Especiais IV – Estudo Dirigido Tiago Link

Os planos de ensino estarão disponíveis nesta página até dia 08 de maio. Podem acontecer eventuais acréscimos/alterações na listagem acima.

Serão criadas novas turmas no SIGA (turmas B – Período Especial). Todos os discentes que cursarão disciplinas deverão se matricular novamente, somente via SIGA, e o orientador deve dar ciência. Período de matrículas 11 a 15 de maio.

Ao se matricular, o discente afirma estar de acordo com o Plano de Ensino proposto. As aulas no período especial vão de 18 de maio a 28 de agosto. Se for possível o retorno das disciplinas de forma presencial neste período, elas seguirão presencialmente.

Até a conclusão de 50% da carga horária da disciplina, a disciplina poderá ser cancelada pelo aluno.

A disciplina obrigatória Aquisição de Dados Espaciais será aberta no segundo semestre. Excepcionalmente, os discentes poderão fazer sua qualificação de mestrado com este crédito pendente para o segundo semestre, tendo que ter sido aprovado para a defesa final.

Os alunos que fizeram aproveitamento de conhecimento das disciplinas obrigatórias em março: mesmo aprovados, matriculem-se novamente para que as notas de vocês possam ser lançadas. Uma turma de Aquisição de Dados Espaciais será criada APENAS PARA OS APROVADOS NO EXAME.

ALUNOS EXTERNOS

Os alunos especiais que já tinham se matriculado no primeiro semestre serão convidados a se rematricular  nas disciplinas que foram abertas em Período Especial, se assim o desejarem, através do formulário: https://forms.gle/bjFueUWMGXQjcWEu7

Alunos que não tinham se matriculado previamente, precisam, além de preencher o formulário, enviar este formulário preenchido (não há necessidade de assinatura) : http://cienciasgeodesicas.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/matri_especial-_2020.pdf para o email cpgcg@ufpr.br . Estas matrículas estarão sujeitas ao número de vagas disponíveis.

PRÁTICA DE DOCÊNCIA

Serão criadas novas turmas também para os alunos de prática de docência. Segundo a resolução : “As atividades de prática de docência poderão ser conduzidas e incluir a preparação de materiais didáticos e participação em aulas remotas na graduação e pós-graduação”. O docente deve entrar em contato com seu orientador e se matricular novamente do dia 11 a 15 de maio.

SEMINÁRIO DE PESQUISA

Os doutorandos em Seminário de Pesquisa não precisam se re-matricular. Relembrando que o crédito referente a esta disciplina é contabilizado após o aceite da publicação do artigo.

DISCIPLINAS TRANSVERSAIS

As disciplinas transversais deverão reiniciar de forma remota a partir do dia 20 de maio. Mais informações aqui .

EXAME DE SUFICIÊNCIA

Excepcionalmente neste semestre, dada a suspensão da realização do exame pela UFPR, o aluno poderá defender mestrado sem o exame de suficiência. A comprovação de aprovação dos exames será no entanto obrigatória para a emissão do diploma.

QUALIFICAÇÕES

A entrega das qualificações (em meio digital, com encaminhamento da solicitação da banca através do SEI pelo orientador) foi flexibilizada para o período de 22 de junho a 21 de agosto. As bancas serão realizadas de forma totalmente remota enquanto estiverem mantidas as restrições de atividades presenciais.

DEFESAS

A entrega das teses e dissertações para defesa (em meio digital, com encaminhamento da solicitação da banca através do SEI pelo orientador) deverá ser até dia 29 de junho. As bancas serão realizadas de forma totalmente remota enquanto estiverem mantidas as restrições de atividades presenciais. Até esta data deve ser encaminhado através do orientador eventuais pedidos de prorrogação ao colegiado.

DISCENTES EM PERÍODO DE DISSERTAÇÃO E TESE

Os discentes que não estão mais fazendo créditos, devem dar continuidade a suas pesquisas de forma remota, dentro do possível. Procure seus orientadores para maiores informações. Não há necessidade de renovar/alterar matrícula este semestre.

RESUMO DO CALENDÁRIO DO PERÍODO ESPECIAL:

• Planos de Ensino – Até dia 8 de maio
  • Matrículas – 11 a 15 de maio. Somente via SIGA e para quem está cursando disciplinas
  • Disciplinas em período especial – 18 de maio a 28 de agosto
  • Disciplinas transversais iniciam dia 20 de maio
  • Entrega das qualificações – 22 de junho a  21 de agosto.  – homologação das bancas via e-mail
  • Entrega das defesas – 29 de junho – homologação das bancas via e-mail

PREVISÃO DO CALENDÁRIO DO SEGUNDO SEMESTRE

• Matrículas  – segundo semestre: 24 a 28 de agosto.
  • As matrículas dos novos ingressantes nos processos seletivos seguirá calendário próprio.
  • Aulas segundo semestre  – 31 de agosto a 11 de dezembro
  • Entrega das qualificações – 16 de novembro
  • Entrega das defesas – 29 de janeiro de 2021

ATENDIMENTO SECRETARIA

O atendimento continua sendo realizado de forma remota através do e-mail cpgcg@ufpr.br . Procure seu orientador ou a coordenação em caso de dúvidas.